A Coordenadoria de Juventude é uma instituição central de gerenciamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas voltadas para os jovens do município de Sobral (Sede e Distritos). Tendo em vista que 33,3% da população sobralense é composta por jovens de 15 à 29 anos, compreendendo um total de cerca de 66 mil jovens, deste modo ver-se necessária a ampliação de políticas afirmativas de oferta de serviços e atividades voltadas para os jovens, bem como, ampliação do protagonismo juvenil e emancipação da juventude.

A Coordenadoria possui uma concepção própria de juventude, por meio de uma perspectiva que tenta ultrapassar as visões tradicionais, que enxergam a juventude como uma mera fase de transição entre a infância e a idade adulta ou uma fase problemática.

A visão da coordenadoria é compreender a juventude como uma fase de experimentações e de formação da identidade individual e coletiva. Por isso, há a necessidade de que sejam garantidos vários direitos durante essa etapa.

A Coordenadoria da Juventude busca articular uma perspectiva transversal para as políticas públicas municipais, de forma que elas possam assegurar algumas diretrizes básicas: criar condições para que os jovens ocupem o espaço público, garantir que tenham como experimentar o tempo livre e promover a participação e protagonismo do jovem na política da cidade.