A Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer de Sobral (Secjel) participa, na próxima quarta-feira (26/05), do Dia do Desafio 2021, que terá como tema “Atividade física: bom para mim, bom para todos!”. A ação, promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e pelo sistema Fecomércio há 26 anos, conta com o apoio da Prefeitura de Sobral e tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas e hábitos saudáveis.
Por conta da pandemia causada pela Covid-19, neste ano, novamente, não haverá competição entre cidades e nem promoção de ações que envolvam a concentração de pessoas para a prática de atividades físicas. Seguindo as recomendações das autoridades de saúde, as ações do Dia do Desafio 2021 vão incentivar a prática individual de atividade física no conforto do lar.
A proposta é que as pessoas façam exercícios físicos em casa e compartilhem as atividades nas redes sociais usando as hashtags #DiadoDesafio, #FitEmCasaComOSesc e #DesafioSecjelSobral.
O convite para a cidade de Sobral participar do evento foi entregue pelo presidente do conselho regional das entidades que compõem o Sistema Fecomércio (CE), Maurício Cavalcante Filizola, para o secretário da Secjel, Eugênio Parceli.
Neste ano, o Dia do Desafio ressalta a importância do distanciamento social, em meio à pandemia de coronavírus, e incentiva as pessoas a manterem a prática da atividade física em casa. “Temos que, a cada dia, superar os obstáculos e ter essa atenção especial para a promoção e manutenção da saúde, que é algo que não podemos deixar de lado”, destacou o secretário Eugênio.
Outras informações sobre o Dia do Desafio 2021, que chega a 27ª edição, podem ser consultadas no site do Sesc Ceará. Vídeos serão postados nas redes sociais do Sesc e da Secjel para estimular a participação das pessoas.
HISTÓRIA
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e difundido mundialmente pela Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.
Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil. Anos depois, na América Latina e, posteriormente, em todo o continente americano.
O evento também conta com o apoio da International Sport and Culture Association (ISCA) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).