A Folha de S.Paulo publicou no domingo (25) uma matéria que destaca os investimentos, em cultura, realizados pelos municípios brasileiros no ano de 2018. Segundo dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público (Siconfi), Sobral ocupa a 11ª posição no ranking dos 50 municípios que mais investiram no setor, com um total de 10,1 milhões, que equivale a 1,55% do orçamento municipal para o mesmo ano.
Os dados apresentados pela Folha refletem a expansão das políticas culturais realizadas pela gestão do prefeito Ivo Gomes, que de 2017 a 2019 ampliou a participação popular ao ocupar bairros e distritos da cidade, com uma programação diversificada e integrativa que reúne música, teatro, dança, circo, artes visuais, audiovisual, literatura, intervenções urbanas e formações livres, tudo com acesso gratuito e pensado para todos os públicos, gêneros e faixas etárias.
A economia criativa, setor responsável pelo capital criativo, tecnológico e intelectual, também se beneficiou com os investimentos em arte e cultura ao gerar emprego e renda para micro e pequenos empreendedores, além de fortalecer a inclusão econômica-social, criando novas oportunidades de trabalho para artistas, produtores, formadores, organizações sociais, centros culturais, bares, restaurantes, hotelaria, gráficas, e prestadores de serviços relacionados à área.
Para o secretário da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer de Sobral, Igor Bezerra, os esforços entre o poder público, organizações sociais e a sociedade civil minimizam a vulnerabilidades e evitam riscos sociais. "A cultura é investimento imprescindível em qualquer contexto de promoção da cidadania, atuando estrategicamente como vetor de transformação social, principalmente para a juventude". Inspirada pela campanha #OcupaSobral, a Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e do Instituto Ecoa, reafirma seu compromisso em promover, democratizar e difundir arte e cultura em todo o território sobralense, ao mesmo tempo em que reconhece tamanho êxito como marco inicial de uma jornada coletiva e permanente.
-
:computer: Veja a matéria completa na Folha de S.Paulo: https://folha.com/ir3ys01p